Como muitos dizem, o ano somente começa após o Carnaval. Como este último ocorrerá já no início de fevereiro, quem sabe tenhamos um ano mais longo, mais produtivo em 2008.
Mas, os sinais da política não me permitem ser muito otimista. Ver a foto do Lula, agindo como tiete ao fotografar o Fidel Castro, me pareceu algo tão ridículo, tão bufo, que quase não acreditei no que via. Respeito Fidel por ter tirado Cuba da situação de ser um quintal dos EUA, um antro de prostituição e jogatina. Mas, a sua megalomania em se acreditar o grande líder mundial, o salvador que iria reformar a América Latina, acreditando num marxismo discutível e estalinista, me levou a não idolatrá-lo. Agora, não sei bem o que passa pela cabeça do tio Lula - preferia que ele tivesse ídolos mais próximos da social-democracia. Mas, como ele vai passar para a História como o homem que seduziu a direita e iludiu a esquerda, creio ser essa uma boa explicação para o seu ato de puro fã.
Os herdeiros da ditadura de 64, que passaram pela ARENA, depois pelo PDS, PFL e agora formam o tal DEM (demônios?), estão numa saia justa. O Senador Edison Lobão, filiado ao PMDB, tornou-se ministro federal. Como somente pode acontecer numa republiqueta, seu suplente é o próprio filho, filiado porém ao DEM. Como o sujeitinho é suspeito de corrupção, o DEM não sabe o que fazer com seu filiado. Bater no governo como fez nos últimos 5 anos é fácil; agora virar vidraça não era esperado pelo partido. Pergunto apenas: nenhum dos nobres líderes do DEM percebeu que fato semelhante poderia acontecer?
Voltaremos também às urnas este ano. O PSDB também está todo enrolado. Segundo pesquisas, seu candidato mais viável em São Paulo é o Alckmin. Porém, o governador Serra, de olho nas eleições presidenciais de 2010 e no apoio futuro do DEM (sempre ele!), pretende apoiar o atual prefeito, Kassab. Há gente querendo lançar o Alckmin para o governo do Estado, em 2010. Acho que sou ingênuo, mas onde está o interesse da população em tudo isso? Lutei contra a ditadura para suportar esses políticos profissionais, que somente pensam nos seus interesses pessoais? Eles agem como o eleitor fosse facilmente manipulável e cumprisse apenas um destino escrito nas estrelas. Amigos, dêem uma resposta no final do ano. Eu darei a minha - ou votarei em candidatos desconhecidos ou anularei o meu voto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário