sábado, 29 de janeiro de 2011

O PROBLEMA DO BRASIL É TER POBRES DEMAIS!

Calma! A frase não é minha. Ouvi isso há alguns anos de alguém com mente que considero reacionária. Poderíamos considerar várias versões da mesma frase. Gordos demais, magros demais, feios demais, altos demais, baixos demais, corinthianos demais, risos!
Mas, a frase embute algo muito sério, que é o preconceito de elites incorporado pelos menos abastados.
Agora, pensemos seriamente na frase. O Brasil é um País economicamente desigual, ouço isso desde os meus 15 anos de idade (faz tempo!). Um pequeno percentual da população possui grande parte da riqueza nacional e a maioria fica com o restante. Há brasileiros com padrão de vida suíço e outros vivendo à moda africana. O Bolsa Família diminui um pouco a miséria e houve um crescimento na renda de algumas pessoas, que passaram a fazer parte de uma classe média não muito bem definida.
Mas, me parece pouco. Quando teremos saúde e educação de Primeiro Mundo e seremos independentes tecnologicamente? Quando ando pelas ruas de São Paulo, encontro tante gente vivendo de baixa renda e com poucas perspectivas de melhoria financeira, que fico assustado.
Quando perceberemos que qualidade de vida é um conceito mais amplo do que simplesmente comer hamburguer com batatas fritas, beber refrigerante, assistir TV e ir aos estádios de futebol? Quando perceberemos que quantidade muitas vezes se opõe a qualidade? Assim, criar muitos filhos, em nossa época, significa não criar ninguém. Estou envelhecendo e não sei se verei mudanças no comportamento do brasileiro.

Nenhum comentário: