sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você já pensou em matar alguém?

Calma, não se assustem. A pergunta é meramente retórica. Mas, estou com uma impressão ruim. Quanto mais pessoas no mundo, mais violência temos. Você sai de casa e alguém dá um encontrão em você. Ônibus e metrô lotados; inevitavelmente, alguém tromba com você. No trânsito, é um tal de todo mundo querer ultrapassar o vizinho, um buzinaço sem limites.
Stress no trabalho, stress na escola, stress nos estádios, stress nos shows, stress na família. Nem velório escapa.
E essa angústia, esse sofrimento, essa ansiedade vão crescendo, tomando conta de cada um. De repente, a explosão. E aquele sujeito bonzinho, respeitador das leis, amigo de todos, perde a cabeça e assassina alguém.
Eu nunca pensei efetivamente em matar alguém; nem arma branca possuo. Mas, algumas vezes já senti a vontade de reagir à violência que percebo todos os dias. Tenho evitado aglomerações desnecessárias e me refugio, sempre que posso, na literatura. Mas, logo que me aposente, espero estar em condições de morar em outra cidade, em que possa caminhar longe das pessoas, dos automóveis, das motos, do barulho infernal que nos persegue. Uma cidade como Gramado, por exemplo, em que à noite é um silêncio absoluto.

2 comentários:

Graciane disse...

Pensei hoje!

Graciane disse...

Por isso até nao comentei antes.
=D