quarta-feira, 27 de maio de 2009

POVOS E POVOS

Em 23/05/2009, a Folha de São Paulo publicou a matéria “Britânicos querem eleição antecipada após escândalo”. E apresentou a seguinte descrição de fatos, ocorridos no Brasil e na Inglaterra:

BRASIL

Congressistas de vários partidos usaram verba pública para pagar passagens de amigos e parentes e passear em destinos turísticos; bilhetes da cota aérea eram usados após o fim do mandato e, em alguns casos, vendidos.
Providência: a Câmara adotou uma cota única para os gastos cobertos com verba pública e impediu a cessão de passagens a parentes.

INGLATERRA

Farra da Moradia: 170 deputados foram envolvidos, entre eles o subsecretário da Justiça, Shahid Malik, e Ruth Kelly, que usou dinheiro público para reformar sua casa, após uma enchente, apesar do imóvel ter seguro. O deputado conservador Andrew Mackay pediu auxílio-moradia mesmo com sua mulher, também deputada, já estar recebendo o valor; o trabalhista Elliot Morley pediu a verba para a hipoteca de uma casa já quitada.
Providências: Mackay deixou o cargo de conselheiro do líder conservador, David Cameron; Morley foi suspenso de seu partido; Malik foi afastado até o fim das investigações; Kelly não poderá mais ser candidata pela legenda trabalhista.

BRASIL

O deputado Sérgio Moraes disse que “se lixava” para a opinião pública.
Providência: o deputado foi afastado da relatoria do caso contra o deputado Edmar Moreira; recorreu ao STF.

INGLATERRA

O deputado conservador Peter Viggers gastou R$ 100 mil dos contribuintes em reformas no seu jardim, incluindo a construção de uma ilha flutuante para abrigar patos.
Providência: o Partido Conservador afirmou que Viggers não poderá mais ser candidato pela legenda.

BRASIL

Os deputados José Paulo Tóffano e Arnaldo Jardim usavam verba da Câmara para pagar empregadas domésticas; Osório Adriano mantinha como sua funcionária a doméstica do deputado licenciado Alberto Fraga.
Nenhuma providência da Câmara.

INGLATERRA

A secretária do Interior, Jacqui Smith, solicitou o pagamento de filmes pornô a que seu marido assistiu, em um serviço de televisão via satélite, entre outras despesas suspeitas.
Providência: Smith afirmou tratar-se de um engano e devolveu o dinheiro. Investigadores decidiram não abrir processo criminal.

BRASIL

A deputada Rita Camata e seu marido, o senador Gerson Camata, recebem auxílio-moradia, mesmo tendo casa em Brasília.
Nenhuma providência da Câmara.


Escândalos políticos acontecem, portanto, em todos os países. No entanto, a reação da população é que demonstra se somos ou não cidadãos. Os britânicos, em pesquisa, afirmaram que:
- querem uma nova eleição, antecipada (dois terços dos respondentes).
- 53% pretendem votar em candidatos sem filiação partidária.
- 27% não pretendem votar nos grandes partidos atuais.

E O POVO BRASILEIRO, REPITO, E O POVO BRASILEIRO, INSISTO, E O POVO BRASILEIRO?

Um comentário:

Graciane disse...

Estão em Cancun de férias. Ou não!?